A Preparação Individualizada de medicação, PIM, permite gerir toda a medicação de acordo com os dias da semana e altura do dia (jejum, pequeno almoço, almoço, jantar, deitar), evitando as falhas e erros nas tomas. O acompanhamento farmacêutico inerente a este serviço garante segurança e eficácia na gestão da terapêutica.
Os grupos alvo, que beneficiam diretamente do serviço de PIM são essencialmente, os seguintes:
O grupo Fastfarma (Farmácia Aliança e Farmácia Sto. António), através da sua equipa de farmacêuticos especializados, desenvolve este serviço, seguindo a norma em vigor emitida pela Ordem dos Farmacêuticos.
Os métodos de preparação de PIM, utilizados pelas nossas farmácias são:
1. Caixa semi-rígida, individual e descartável, com alvéolos transparentes para a colocação dos comprimidos ou cápsulas; trata-se de um sistema onde consta a referência a todo o plano terapêutico e facilmente é possível visualizar se alguma toma falhou quando o alvéolo não é aberto.
2. Sistema de selagem automático em saquetas, em que o medicamento é mantido no seu invólucro primário, não existindo desblisteragem. Com este processo são garantidas as características e qualidades originais do medicamento.
Este sistema adequa-se a Estruturas Residenciais para Idosos-ERPI (lares, residências sénior, centros de dia) e a Unidades de Cuidados Continuados (UCC).
Testemunhos recolhidos
Gosto deste método. É mais seguro! Vem identificado o meu nome e a medicação que tomo. Há menos falhas, pois a medicação vem toda junta.
Como directora de valência de Serviço de apoio domiciliário e Estrutura residencial para seniores, aderir ao PIM, foi uma decisão acertada pois permitiu integrar o profissional farmacêutico como parceiro na saúde dos nossos residentes idosos.
Com este profissional na nossa equipa, beneficiamos da revisão de toda a medicação, evitando também as interações medicamentosas.
Para nós, é um serviço diferenciador e de grande utilidade, e que faz toda a diferença na ajuda ao nosso residente.