A toma de Antibióticos
O que acontece quando tomamos um Antibiótico?
Assim sendo, torna-se importante manter saudável a flora intestinal, prevenindo os efeitos indesejáveis da antibioterapia sobre o intestino, através da utilização concomitante de probióticos ou simbióticos.
Equilibrar o Intestino
Um Prebiótico é um suplemento alimentar constituído por carbohidratos ou fibras solúveis em água que estimulam selectivamente o crescimento e actividade de uma variedade de bactérias essenciais para o bom funcionamento do Intestino. São exemplo os frutoligossacáridos (FOS), presentes na cerveja, aveia, mel, trigo, banana, cebola, alho, tomate, entre outros; a Pectina, da maça e dos cítricos; as Ligninas, das cascas de frutas oleaginosas e leguminosas, como a linhaça e soja; e a Inulina, presente na raiz da chicória, no alho, cebola, aspargos e alcachofra. A sua principal função é estimular o trânsito intestinal e a manutenção da flora, estimulando o crescimento das bactérias boas e inibindo a actividade de bactérias nocivas.
Os Simbióticos são suplementos alimentares que combinam os probióticos e os prebióticos. Estes dois componentes actuam de forma sinérgica, uma vez que os prebióticos funcionam como alimento das bactérias que fazem parte da constituição dos probióticos, potenciando os seus efeitos benéficos no trato gastrointestinais.
Susana Martins, farmacêutica; Cindy Mogadouro, farmacêutica estagiária
Deixe o seu comentário