A centelha asiática é uma erva daninha pertencente à espécie Centella asiatica.
Sendo uma planta edível com um enorme valor económico, é também reconhecida mundialmente pelo seu potencial farmacêutico e nutricional.

A centelha asiática ocupa um lugar já centenário em áreas como a medicina ayurvédica e a medicina tracidional chinesa. A esta planta, também conhecida como Gotu Kola, são atribuídas várias propriedades que justificam a sua utilização com benefícios para a saúde. Estas propriedades devem-se à presença, principalmente nas folhas da planta, de uma ampla diversidade de compostos, dos quais se destacam os derivados triterpénicos.

Uma das principais razões que justificam o recurso a suplementos alimentares à base de centelha asiática são as suas propriedades anti-celulíticas. De facto, a Gotu Kola restabelece as trocas metabólicas entre o tecido conjuntivo e a corrente sanguínea, impedindo a acumulação de toxinas, água e gorduras. Tem, consequentemente, uma ação anti-inflamatória, drenante e reguladora da microcirculação, útil em casos de celulite.

É importante não esquecer que a intervenção sobre a celulite deve ser iniciada o mais cedo possível após o aparecimento dos primeiros sintomas, uma vez que o seu sucesso está condicionado pelo grau de comprometimento do tecido conjuntivo. É ainda fundamental nunca esquecer que a utilização da centelha asiática deve ser complementada com a prática regular de atividade física, uma alimentação saudável e cuidados com a pele.

Francisca Gaifém, Farmacêutica Estagiária, Farmácia Aliança
Sónia Correia, Farmacêutica, Farmácia Aliança