O meu filho deve usar sapatos ortopédicos?
O pé plano define-se pela ausência do arco normal da planta dos pés das crianças. Sem este arco, as crianças caminham fazendo apoio de toda a planta do pé no chão. Não é um problema grave, mas constitui uma das consultas mais frequentes em ortopedia infantil. É muito normal que os bebés tenham pés planos. O excesso de tecido adiposo (pés gordos), conciliada à debilidade dos ligamentos, fazem com que os pés dos bebés não apresentem o arco. O arco desenvolve-se pouco a pouco à medida que a musculatura dos pés se vai fortalecendo.
É somente a partir dos 2 ou 3 anos de idade que se poderá notar o arco interno. Se a partir dessa idade o arco interno do pé teima em não aparecer e se a criança apresentador nos pés, dor no tornozelo ou dor na “batata” da perna, pode ser sintomas do pé“chato”. Nestes casos, os pais devem falar com o pediatra da criança, que irá avaliar se a mesma precisa de atenção de um especialista (ortopedista) ou não.
Um diagnóstico adequado só pode ser determinado quando a criança começar a dar seus primeiros passinhos.
Como corrigir o pé plano?
Os pés planos das crianças podem ser corrigidos com tratamentos simples, tendo como base a realização de exercícios que favoreçam o fortalecimento da musculatura da plantados pés, como caminhar descalço na areia, caminhar na pontinha dos pés e pelo calcanhar, fazer movimentos circulares com as pontas dos pés, tentar apanhar objectos com os dedos dos pés.
Quando o “pé chato” é muito acentuado e flexível, pode provocar dores nas crianças.Além das dores, as crianças com pés planos podem sentir cãibras musculares, por isso a necessidade de se levar a criança a um ortopedista infantil.
Em casos como esse, o ortopedista, além dos exercícios, recomenda o uso de palmilhas ou de calçados ortopédicos para diminuir a dor. Somente em casos de pés planos graves,que provocam dores e alterações na caminhada das crianças, pode ser aconselhado um tratamento cirúrgico pelo especialista.
Enquanto os ossos das crianças continuam a crescer, pode curar-se o pé plano. A idade máxima para reverter esse quadro é mais ou menos aos 15 anos.
Qual o melhor calçado?
Quando a criança começa, dos 9 aos 14 meses a querer levantar-se sozinha, a apoiar-senos móveis e em tudo o que possa para estar de pé, é aconselhável que considere alguns conselhos quanto ao calçado que a criança deve utilizar.
Primeiro, que o calçado seja leve e feito de um material poroso. Segundo, que a sola do calçado seja plana, flexível, e que ofereça aderência. As laterais do calçado devem ser firmes e a ponta do pé de uma forma quadrangular, e não estreita. É fundamental ter muita atenção ao tamanho dos sapatos… sapatos demasiado grandes impedem uma marcha correcta e demasiado pequenos podem provocar problemas graves como unhas encravadas e torção dos dedos.
No caso de ter alguma duvida em relação ao tamanho que deverá comprar, as farmácias e ortopedias dispõem de instrumentos de medição que lhe permitem optar pelo sapato mais correcto para o seu filho.
É importante também saber que não se deve obrigar um bebé a caminhar antes do tempo. Isso pode representar um grande esforço para ele, e gerar alguns problemas.
Quando a criança começa efectivamente a caminhar convém adquirir um sapato com umaestrutura diferente da anterior.
O recomendável é que os sapatinhos sejam sempre de pele natural que permite aos pés“respirarem” evitando assim transpiração excessiva e fungos. Contrafortes reforçados para ajudar os pés a fazerem um correcto apoio ao chão e de preferência com apoio do arco.
Se persistir alguma dúvida poderá entrar em contacto connosco com a certeza que encontrará resposta para o que necessitar.
Deixe o seu comentário